“Mulher sentada apoiada sobre os cotovelos” – 1939
Estreia hoje a exposição Picasso e a Modernidade Espanhola, no CCBB de São Paulo. A mostra reúne cerca de 90 pinturas do artista que fazem parte da coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, localizado em Madrid, e evidencia a influência do pintor na arte moderna.
A exposição mostra o percurso de Picasso como artista até a criação do famoso Guernica, uma de suas obras mais famosas. O painel de 350 por 782 centímetros foi pintado em 1937 para representar o bombardeio da cidade Guernica por aviões alemães durante a Guerra Civil Espanhola.
“Guernica” – 1937
Na mostra também é retratada a relação de Picasso com alguns de seus conterrâneos – e também mestres da arte moderna – como Salvador Dalí e Joan Miró.
Pablo Picasso nasceu em 25 de outubro de 1881 em Málaga, na Espanha, e viveu a maior parte de sua vida na França. Desde pequeno demonstrou grande talento artístico pintando sempre de forma realista. Durante a primeira década do século XX mudou o seu estilo graças a experimentos com diversas teorias e técnicas, e se tornou um dos artistas mais influentes da época. Foi o co-fundador do cubismo ao lado de Georges Braque, o inventor da escultura construída e o coinventor da colagem. Poucos sabem, mas além de pintor Picasso foi também escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo.
Pablo Picasso
O CCBB fica no centro de São Paulo, na Rua Álvares Penteado, 112, e funciona de quarta à segunda de 09h às 21h. A exposição tem entrada franca e fica em cartaz até o dia 08 de junho de 2015.
Para os mais interessados pode ser interessante programar a visita para hoje mesmo e participar da palestra com o curador da mostra, Eugenio Carmona. O bate papo começará às 19h e contará com uma revisão do conceito de arte moderna a partir de um olhar atual.