Verve curte: Jean Larivière

Jean Larivière é um fotógrafo francês que ganhou fama por colaborar em revistas de moda como Vogue Francesa, Citizen K, Elle, Marie Claire e Cosmopolitan.



Na verdade, ele estudou Belas Artes e sempre se propôs a estudar formas da fotografia, pintura e animação. Nos anos 60, chegou a fazer um filme de animação chamado Jamais toujours com Roger Vadim – diretor de Barbarella – e Roberto Matta – importante pintor do movimento surrealista que chegou a trabalhar com André Breton e Le Corbusier.

Foi somente na década seguinte que ele descobriu a fotografia e começou a preencher o currículo com grandes nomes da moda como Lanvin, Nina Ricci, Charles Jourdan, Pierre Cardin e Van Cleef&Arpels.  Larivière é conhecido, no entanto, pelas campanhas que fotografou para a Louis Vuitton – uma história de amor que durou 20 anos e passou por 17 países. Em 1985, as viagens com a equipe da LV acabaram virando um belo livro: Vuitton : un tour du monde pour des images de marque.


Depois de receber vários prêmios de moda, ele fez reportagens sobre a poluição na Czechoslovakia, os banhos de Budapest e fotografou os templos de Birmânia para a UNESCO. Suas obras fazem parte da coleção do MAM de Paris, CNAP (Centre national des arts plastiques) e  FNAC (Fonds national d’art contemporain).

Verve ama as imagens Larivière, mas foram seus estudos com alguns insetos que nos encantaram neste inverno.

A foto metamorfose (abaixo) não é linda?

O escaravelho acima foi inspiração para uma das estampas da coleção que está nas lojas, já que o inseto era sagrado no antigo Egito – tema da nossa coleção de inverno.

Aliás, esta e outras estampas lindas já estão em liquidação. Passa lá para garantir a sua! Já estamos com saudades…

Avalie

Deixe um comentário